O Perigo do Chumbo

Baterias de chumbo: perigo tóxico ao meio ambiente

Descubra por que deixamos de trabalhar com esse tipo de bateria

O Perigo do Chumbo

Usamos uma diversidade de pilhas e baterias em nosso dia a dia cada vez mais tecnológico. Porém, nem todas as pessoas já se deram conta da importância do correto descarte de cada uma delas, que se não for feito de maneira adequada, pode representar um grande problema ambiental e consequentemente também para a saúde de todos.

Neste texto, falaremos especificamente das baterias de chumbo, ainda largamente utilizadas nas bicicletas elétricas no Brasil (países mais desenvolvidos da Europa e também os Estados Unidos quase não utilizam este tipo de bateria – aí já podemos imaginar o motivo).

A contaminação por chumbo pode acontecer pelo ar inalado, pela poeira, pelo contato com o solo, água, por alimentos e através da pele. Portanto, o descarte incorreto é uma chance considerável do metal espalhar-se sem controle pelo ambiente à sua volta. Partículas pequenas são facilmente transportadas por longas distâncias através da água.

Solo contaminado por lixo

Assim como outros metais pesados, o chumbo pode contaminar grandes áreas, causando poluição e desequilíbrio ao meio ambiente, afetando diretamente a fauna e a flora da região.

Lixo em área verde

O metal, que possui a característica de bioacumulação, ou seja, se acumula no corpo ao longo dos anos, pode causar uma série de efeitos bem preocupantes como: instabilidade gastrointestinal (diarreias, náuseas, vômitos), hipertensão, problemas renais e hepáticos, anemias, distúrbios neurológicos, como dor de cabeça, irritabilidade, convulsões, tremores, paralisias, entre outros.

Mulher com dor de cabeça

Ainda, alguns estudos apontam, que pode causar déficit de atenção e má formação do feto em mulheres grávidas.

O metal chumbo ainda é muito utilizado na indústria, devido as suas propriedades físico-químicas, no entanto a tendência é que com o tempo ele venha a ser substituído por materiais que apresentem um nível de toxicidade menor e funcionalidade satisfatória.

Nossa equipe de desenvolvimento pesquisou a fundo sobre o assunto e por isso a BLITZ não trabalha mais com baterias de chumbo há algum tempo. Porém, diante de tanta informação importante e preocupante, nos sentimos na missão de divulgar o conhecimento.

Alguns metais pesados são altamente nocivos ao meio ambiente, ou seja, à sua saúde e de todos que o cercam, portanto, a preocupação com o descarte correto é um dever de todos!

Temos o compromisso em lhe auxiliar no descarte correto. Entre em contato conosco por qualquer um dos nossos canais e descubra onde realizá-lo na sua região.

REFERÊNCIAS:

NEWSLETTER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *